domingo, 18 de julho de 2010

"O erotismo é uma das bases do autoconhecimento, tão indispensável quanto a poesia."

Há dias, no seguimento de uma conversa, surgiu de alguma forma a sigla BDSM. Constato no entanto, que muita gente não conhece nem nunca ouviu falar, enquanto outros a usam sem saber sequer o seu significado.
A sigla é de origem americana e significa em sua completude: Bondage, Discipline, Sado-Masochism.
Bondage – Técnicas de amarração e imobilização
Disciplina – Fantasias ligadas à Dominação e Disciplina
Sadismo – Aquele que tem prazer em submeter o outro
Masoquismo – Aquele que tem prazer em ser submetido

É importante entender que a principal finalidade do BDSM não é a tortura sem sentido, mas sim o prazer de ambas as partes. Afinal, sadismo e masoquismo são duas faces da mesma moeda.
Para isso, outra sigla faz-se presente e necessária, o SSC. Que quer dizer:
- São, de sadio, saudável.
- Seguro, de cuidado e segurança.
- Consensual, de consentimento.
Foi Sacher-Masoch que tornou imortal a fantasia de Domínio e submissão. Ele, um escritor aristocrata, criou a castigadora perfeita na personificação de Wanda, em sua obra A Venus das peles. Masoch tinha o fetiche de servir uma bela, malvada e indiferente mulher que vestia apenas casacos de peles sobre o corpo completamente nu. Um contrato consentido de submissão e a vivência de servidão e castigos. Doido? Não, masoquista! É por causa dele que existe esta denominação.

Já o famoso Marquês de Sade, que a partir de sua obra literária (Justine, Os 120 dias de Sodoma, entre outros) nasceu o termo sadismo foi literalmente um libertino. Sade foi um genial escritor, bom vivant, que liberou toda fantasia erótica e perversa em sua obra. Incomodou muita gente com isso, foi internado em manicômio, mas nem isso foi suficiente para parar sua genialidade e safadeza.
Não existem fórmulas para se praticar o BDSM, cada um escolhe ou cria a sua. As pessoas fazem sua opção voluntariamente e por diversão, para dar e ter prazer, por isso é importante a afinidade nas práticas. O BDSM é apenas uma forma de sentir, é uma experiência infinita em crescimento, criatividade e exploração da interação humana.... é um viver. O que é importante é que cada um viva a sua sexualidade da forma como se sente bem e realizada; desde que seja sã, segura e consensual, claro.

2 comentários: