sexta-feira, 9 de julho de 2010

É preciso aprender para evoluir...

O Quinto Elemento é a energia pura que emanada do centro criador, presente em todos os compostos... É o poder espiritual, a qualidade e a virtude, presente em tudo e cada coisa na natureza, a chamada Quinta Essencia dos Alquimistas.

Aristóteles foi o primeiro a defender que o mundo é composto por 5 elementos básicos de estruturação da natureza, os quatro elementos do planeta: Terra, Água, Ar e Fogo... e ainda um quinto elemento... Éter, quinta-essencia ou quintessencia, um elemento não palpável, presente no cosmos.

Isaac Newton, foi quem mais defendeu a existencia deste quinto elemento em suas teorias e conceitos sobre a matéria e a energia.
Quintessência originária do elemento dominante imaterial do espirito do mundo, simbolo da concepção alquimíca segundo a qual os quatro elementos devem ser complementados.
Aristóteles disse: "Tem que haver alguma coisa mais... Tem que haver um quinto elemento, algo que seja responsável por uma substancia se transmutar em outra, quando estes quatro se juntam, As premutações dos quatro elementos, conforme o jogo de suas propoções, não pode ser movido pelo acaso. Tem que haver um quinto elemento operando essas transmutações. O que será? Eu não sei o que é... Mas vou chamar de "Quinta-essencia" e o processo de "transmutação".
Então estava postulado o desconhecido quinto elemento... Hoje a ciencia esta quase confirmando a realidade da existência de um quinto elemento através da Física Quântica.
Para o que me haveria de dar hoje... Hoje??... Só hoje!?!?

1 comentário:

  1. Na alquimia o número cinco ocupa uma posição de destaque. Vem dela o nome quintessência; símbolo, de concepção alquímica segundo a qual os quatro elementos da antigüidade ( água, fogo, terra e ar ) devem ser complementados por uma quinta essência originária do elemento dominante imaterial do espírito do mundo. Sua participação na totalidade do Universo deveria ser acrescida mediante a atividade espiritual. Este quinto elemento, como coroação dos outros, era visto como o elemento vivificador e mencionado a águia do ar, a fênix no fogo, o golfinho na água e o homem na terra. A representação matéria viva deixa então de ser quaternária para ser quintenária e a sua formulação gráfica da matéria quintessência é o pentagrama.
    Mais um excelente tema... É isso que chamo de cultivar o sublime!

    Declamo sem hesitar.
    És tu a me inspirar...
    És minha química perfeita!

    Beijos

    ResponderEliminar