terça-feira, 6 de julho de 2010

Metade Lilith, Metade Eva... Meu nome é MULHER!

E Deus criou o homem. E do mesmo pó fez a mulher á sua imagem e semelhança. Lilith, referida como a primeira mulher de Adão... vulgarmente tratada como o demónio da noite, lua negra, o demónio feminino... Lilith foi gerada em pé de igualdade com Adão, revelando traços de grande personalidade e independencia, o que não agradava de todo a seu esposo humano.
Lilith era livre, irresistivelmente bela e cheia de luxuria sendo que se recusava a sujeitar sexulamente a Adão ou submeter á sua suposta superioridade, permanecendo debaixo deste durante a relação sexual. Mas Adão se recusava a inverter as posições, obrigando Lilith a submeter-se a ele, pois esta é a condição do "equilibrio pré-estabelecido". Lilith se revolta e parte rumo ao Mar Vermelho, onde se juntou com os anjos caidos e casou com Samael (Satã).Com a fuga de Lilith, Deus criou Eva da costela de Adão. Sendo esta uma parte de Adão, pertencia-lhe, devia-lhe obediencia. Eva a obdiente, a submissa, dependente, a pura...
Eva como todos sabem, contrariando as ordens do Criador, não só provou a maçã, como a deu a Adão que a mordeu. Seduzida pela serpente , seduz Adão e ambos pecam, sendo o castigo dos dois a expulsão do paraíso e a mortalidade.
A história de Lilith, não existe na biblia, surge apenas em livros de tradição cabalistica.
Os historiadores especulam, que terá sido retirada do livro de Génesis, para tentar apagar essa imagem de mulher incorrecta.
Seja Lilith ou seja Eva, fica inegável a força feminina e seu poder de persuasão sobre os homens. Curioso ver como é temida e desejada, a mulher cujo perfil se aproxima do mito de Lilith.
Eva, a submissa, representa o ideal masculino de mulher obediente, que com seu encanto discreto seduz e corrompe, faz pecar.
Vemos nestes dois "mitos" o sofrimento do homem associado á mulher. Coitado do homem que apenas quer cumprir o seu papel neste mundo, mas falha, erra e peca por culpa da mulher.
Será a mulher assim tão forte? Tão poderosa?
Será o homem tão fraco? Tão susceptível á influencia da mulher?
Prefiro acreditar que não existem fortes nem fracos, culpados e inocentes, certos e errados, submissos e subjugados... Podemos até não voltar ao paraíso, mas não precisamos fazer de nossas vidas um inferno!

Não quero ser Lilith nem Eva... Não quero ficar sob nem sobre o homem, mas sim ao seu lado...
Sou Inteira...
Sou Humana...
Sou Mulher!

2 comentários:

  1. És Mulher ... Amiga ...

    Quem não conhece a mulher amiga, põe a mão sobre o coração e não encontra aí a flor, que se rega nas lágrimas, quer de alegria quer de recíproca tristeza.

    Camilo Castelo Branco

    Adorei ler te ... jinhos
    Dave

    ResponderEliminar
  2. Sim, és a primeira e a última.
    És a honrada e a desdenhada.
    És os desejos eu vejo como a Realidade.
    Invades meu quarto
    Meus pensamentos
    Meus mais íntimos desejos
    Que até eu desconhecia
    Fecho meus olhos
    Sinto um ar gelado e ao mesmo tempo quente invadir meus aposentos...
    Sem pedir permissão,
    Invades meu corpo
    Que poder de encantar
    És tu... Succubus.

    ResponderEliminar